top of page

A Beleza e o Poder da Auto Hipnose

Atualizado: 20 de ago. de 2022




A auto hipnose é uma forma pratica e muito efetiva de entrarmos em hipnose sem o auxílio de uma outra pessoa. E com isso podemos desfrutar dos mesmos benefícios, podendo ser utilizada para amenizar uma dor que estamos sentindo, implantar sugestões de força, coragem, autoestima, inibir o sono em um momento específico ou ainda simplesmente entrar num profundo estado de relaxamento.


O processo de auto hipnose deve sempre que possível ser individualizado para a pessoa, para suas questões individuais. Utilizar-se de áudios genéricos de auto-hipnose pode não trazer o resultado esperado e com isso a pessoa ficar frustrada e achar que o processo não funciona.


Por outro lado, os áudios genéricos podem ser úteis para ajudar a treinar a pessoa a ter foco e a seguir instruções, e com isso amadurecer gradativamente o processo e a técnica de hipnose. Lembre-se que a hipnose é uma habilidade e que pode e deve ser desenvolvida.


O processo de auto-hipnose é absurdamente simples, pois basta entender que ao final de aceitar uma sugestão é sempre uma auto-hipnose.


O processo de hipnose é simplesmente imaginar e aceitar uma ideia como se ela realmente fosse verdade, chegando mesmo a sentir o efeito emocional daquela ideia.


Ex:

  • Como você se sentiria ao perder 10 Kg?

  • Como você se sentiria se fosse promovido no trabalho?

  • Como você se sentiria se conquistasse o amor da sua vida?


O mais importante é focar na emoção. Trazer a percepção dessa emoção para a parte física e de forma mais concreta e palpável possível.


É preciso e muito possível treinarmos a nossa mente para experimentarmos estados emocionais positivos já vivenciados no passado. Na verdade, perdemos este hábito e vivemos a vida fazendo justamente o contrário, experimentando e trazendo à tona estados emocionais negativos já vividos no passado e que voltam a nos assombrar com as insatisfações e demais gatilhos do dia a dia.


Essa é uma habilidade que é treinável e pode ser expandida na nossa mente com a prática. Podemos comparar esta habilidade como os exercícios de atenção e práticas de meditação, que com a disciplina diária e perseverança cada vez mais nos aprofundamos e expandimos nossa capacidade.


No transcorrer de nossa vida, mais precisamente neste exato momento, existem milhares de coisas ocorrendo ao nosso lado capaz de nos fazer mais ricos, mais magros, mais obesos, mais pobres, mais medíocres etc. Elas passeiam ao nosso lado todos os dias, porém nosso subconsciente simplesmente "enxerga" aquilo que ele "quer" enxergar.


A prática de auto hipnose portanto não é nenhuma magia ou algo que se relacione a lei de atração. Mas simplesmente um processo de intervenção no modus operandi da mente subconsciente para que possa então identificar e se relacionar com tais aspectos, ideias, situações positivas e não o contrário.


Dessa forma vamos instalando novas crenças, transformando antigas, até o ponto que a nossa percepção dos fatos se altera e começamos a perceber coisas que antes pareciam não estar ali, mas na verdade sempre estiveram.


" É basicamente conduzir a mente conscientemente para pensar em algo que é emocionalmente importante "


Sabe aquela situação em que você quer comprar um determinado carro, numa determinada cor e de repente começa a perceber que existem muitas outras pessoas com aquele mesmo carro? Ou ainda a mulher quando deseja muito engravidar e de repente começa a perceber ao andar num shopping por exemplo que o número de mulheres grávidas parece ter aumentado?


Pois é, é justamente sobre isso que estou falando.


É importante que você defina o que você quer ou deseja alcançar. Lembre-se que as emoções não julgam e com certeza você já experimentou alguma emoção relacionada a vitória conquistada, prazer ou amor.


Por isso é importante salientar que com a prática de auto hipnose não irá acontecer de algo externo a você aconteça, mas sim que sua mente será " reprogramada” para enxergar aquilo de seu interesse, desde que haja uma ideia precisa e uma emoção forte vinculada ao objeto ou situação de seu interesse.


Existem basicamente duas limitações à prática da Auto hipnose. Sendo elas:



1- Capacidade de “transe” da Pessoa


Sob este aspecto entenda-se como a habilidade individual de sustentar a atenção e concentração de forma mais prolongada, levando progressivamente a mente para um movimento de introspecção mental. Quanto mais profundo, maiores são as chances de redução do "ruído mental" gerado pela mente consciente racional ou estímulos externos. Assim sua mente permanece num estado mais aberto e propício para receber sugestões, as quais poderão mudar positivamente a sua vida se o fizer. Perceba que é totalmente diferente da meditação, onde embora também ocorra um movimento para dentro e de afunilamento da atenção, o objetivo é distinto e busca-se alcançar um estado mental mais focado e mais imune digamos assim, a influências externas ou sugestões, deixando a mente sempre focada em uma coisa só e com técnicas para redução progressiva do fluxo do pensamento.


2- Motivação


Esse é um elemento chave e muito variável. Muitos querem a MUDANÇA, porém poucos estão dispostos realmente a MUDAR !! O processo da mudança requer gasto de energia, derrubar crenças, desapegar-se do passado, às vezes perdoar alguém ou a nós mesmos, cultivar a autocompaixão etc. Nem tudo que a boca diz significa o que realmente a pessoa quer internamente, pois nossa mente é tendenciosa e nos engana constantemente. Assumir que a raiva que sentimos na verdade é uma inveja, ou a pena que esbravejamos ao vento é na verdade uma raiva, amor ou um apego necessita não raro de coragem. E bota coragem nisso ou talvez humildade e menos arrogância. Enfim, falar de nossas sombras dói.

Porém se você quer fazer auto hipnose para tirar a dor de um dente, ou uma crise de enxaqueca, sua motivação poderá estar no seu máximo, pois ninguém quer de fato sentir dor física, ao menos a princípio.


A boa notícia é que tanto uma quanto a outra podem ser modificadas e ampliadas com treinamento e disciplina. Nossa capacidade cognitiva de manter e sustentar a atenção é algo treinável. Já a motivação apresenta questões mais individualizadas e voláteis, porém o elemento chave é a pessoa saber entrar e contato com ela mesma e ser fiel, honesta e verdadeira com seus sentimentos e desejos. Porém poucos estão realmente dispostos.


E você? Como anda sua capacidade de sustentar sua atenção? E sua motivação para banir uma dor ou uma característica que tanto lhe incomoda?


Quer saber mais? Venha fazer um tratamento ou quem sabe um treinamento em auto hipnose comigo e assim mudar a sua vida!!!




381 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page